NOSSA História

Sobre como nasceu a LudYx

Olá! Que bom receber você no site da LudYx! Ele é reflexo da história de vida minha e de minha família, adicionada a outras histórias que encontrei pelo caminho… Então, antes de tudo, saiba que você está acompanhando um site, um blog e uma loja, cheia de significados!

Sonho de família

A LudYx nasceu do desejo de dar forma a sonhos antigos na minha família, de canalizar para o artesanato a nossa energia criativa e também produtiva. Desde 2010, no blog CRiacoes em familia & cia., conto sobre o quanto e como o artesanato faz parte da nossa vida. Nossas avós, os avôs, nossa mãe, nosso pai, todos fazem parte dessa história da paixão pelo faça-você-mesmo, de objetos e espaços criativos. Eu {Marion} e minha irmã Liliana fomos as que mais sonhamos, a vida toda, com esse momento de fazer da nossa paixão, nosso empreendimento criativo.

Somos duas apaixonadas, a vida toda, pelo artesanato, o trabalho manual, a Handarbeit. Nos ensinaram e motivaram a ser assim.Desde muito pequenas criávamos em nosso espaço de brincar. Há muito sonhamos tornar a atividade criativa o nosso fazer diário. É nessa direção que caminhamos, felizes!

Por que os brinquedos?

Em 2014 criei a loja virtual da marca CRiações em família & cia., com um mix de produtos artesanais, já focados no artesanato com tecidos, panos, fios e linhas. Na sequência, iniciamos um projeto focado no brinquedo artesanal em tecido, que nasceu do desejo de oferecer às crianças brinquedos feitos manualmente e que despertem e agucem a criatividade. Alguns dos motivos concretos que nos levaram a esse foco:
– sonhos meus e de minha irmã Liliana, de transformar desenhos infantis e fotos em brinquedos personalizados e únicos;
– a atividade profissional da minha irmã Débora, por meio da qual ela tem ações junto à Spielwarenmesse e, portanto, é uma conhecedora das tendências e necessidades desse mercado;
– ter sobrinhos pequenos, que me despertaram novamente a vontade de criar brinquedos diferentes, não industrializados;
– conhecer a atividade das Bonequeiras sem fronteiras, os encontros entre amigas para bonecar e as aulas da artesã e bonequeira Marta;
– a criação da Horta de Algodão, marca inovadora de uma amiga, voltada para o público infantil e que motivou para a ideia de brinquedos diferenciados.

Novos processos, mais pessoas e outros empreendimentos criativos

Para dar conta do sonho foi necessário desenvolver processos e incluir mais gente da família, artesãs e outros profissionais para desenvolver nossa ideia. Em outubro de 2014 tínhamos nossos primeiros brinquedos certificados pelo Inmetro e iniciamos a comercializá-los formalmente.
Do investimento e do aperfeiçoamento nos processos de impressão direta, por meio da qual são feitas as estampas necessárias em muitos dos brinquedos, surgiu a marca Tinta no Pano.

Nome próprio

Logo percebemos que os brinquedos precisavam de sua marca própria, um nome só deles. E nasceu, de momentos criativos em família, a LudYx. Chamamos para pensar com a gente, a equipe do Bugstudium, que colocou nossas ideias todas nesta marca!

LudYx = começamos por ludus, do latim, que significa lúdico – e transformamos numa palavra mais divertida 🙂