Não sei se tu concordas comigo, mas pra mim não tem coisa melhor que reunir a família no Natal. Nessa época tudo fica mais especial: o clima de espiritualidade, a decoração, as comidas típicas, as canções tradicionais, e claro –  as brincadeiras! Para animar a noite de Natal, aqui vão algumas sugestões de brincadeiras bem divertidas:

1. Pavê ou pacomê?: é uma espécie de master chef natalino imaginário. Primeiro tu fazes uma lista de ingredientes como temperos, doces, salgados, e tudo mais que a imaginação guiar. A partir disso, tu escreves cada ingrediente num pedacinho de papel e coloca numa caixa ou saco. Assim, os participantes pegam alguns ingredientes surpresas e a brincadeira é criar receitas imaginárias com eles, explicando o modo de preparo e como vai servir o prato. No fim de cada receita vem a pergunta: – Pavê ou pacomê? Então, os que estão ouvindo votam, seja falando ou com plaquinhas customizadas. Ganha o melhor mestre cuca imaginário!

2. Ajudante de Papai Noel: nessa brincadeira os participantes bolam problemas imaginários para o Ajudante de Papai Noel da rodada pensar numa solução. Aqui vão alguns exemplos de problemas: (1) Papai Noel perdeu as cartinhas das crianças. O que fazer para salvar o Natal delas? (2) As fábricas de brinquedo foram misteriosamente fechadas antes do Natal. Como salvar o Natal? (3) As renas voadoras entraram em greve porque também querem comemorar o Natal com a família. Que outro animal faria a entrega e como seria feita a entrega?

3. Colorindo o Natal: essa brincadeira pode ser feita antes ou na noite de Natal mesmo. A ideia é usar a criatividade pra fazer enfeites de Natal, podem ser pintados num papel ou usando a coleção Pinta & Lava da LudYx, por exemplo. É um jeito de incluir a brincadeira também na decoração e deixar o clima ainda mais gostoso.

 

4. Cartas trocadas: imagina se tu tivesses que escrever a carta com o pedido de Natal para outra pessoa. Aqui a brincadeira é pensar o que tu pedirias se pudesses pedir algo em nome de outro participante da brincadeira. É hora de usar a criatividade!

5. Pedidos surreais: prepara as canetinhas e os lápis de cores. Nessa brincadeira, todos os participantes são designers e arquitetos responsáveis por criar o projeto dos pedidos feitos ao Papai Noel. Mas não se trata de profissionais quaisquer. Vocês são aqueles ultra importantes que recebem os pedidos mais surreais. Para ajudar nessa missão, criamos um dado: você gira duas vezes e mistura o que aparecer no dado em cada vez que girou. Pode ser, por exemplo: (1) uma peça de mobiliário que também seja uma fruta, (2) um animal que seja um utensílio de cozinha, (3) a mistura de dois animais. Prontos pra colocar esses pedidos surreais no papel?

Baixe aqui o dado para brincar!

E feliz Natal =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *