Logo que a LudYx começou, tínhamos uma linha de bonecas de pano. Elas existiram por um ano e alegraram crianças por aí.

No entanto, no segundo ano paramos de confeccioná-las, pois queríamos repensar os moldes, o jeito, o propósito. A Marta, nossa bonequeira-mor, ficou com a tarefa de pensar  e criar.

E ela foi para as vivências dela com bonecas e bonecos para buscar inspirações. Ela conta que ao longo da experiência dela com a organização Bonequeiras sem Fronteiras, se deparou muitas vezes com a questão de crianças encontrarem (ou não!) identificação com as bonecas que ganham – e percebeu o quanto características pessoais encontradas na boneca são importantes para as crianças.

Além disso, numa experiência familiar, com um sobrinho que tem uma síndrome, a Marta confirmou o quanto bonecas de pano podem se tornar companheiras – de todas as crianças. Foi aí que ela se motivou – e todas nós na LudYx – a procurar formas de representar, por meio das bonecas, a maior diversidade possível. Conversamos a respeito, pensamos na diversidade da infância e ela pediu ao Alex, seu amigo e designer, para desenhar as feições que representem as crianças com Síndrome de Down.

…e nasceram, Molly e Axel

A gente deseja que Molly e Axel sejam [email protected] muito especiais para as crianças – para todas as brincadeiras, em qualquer lugar, a toda hora – assim como é a infância.

Sim, a inspiração foram as crianças com Síndrome de Down – mas Molly e Axel estão aí para todas as crianças!

O propósito é contribuir com a percepção de que há bonecas e bonecos diversos, assim como há a diversidade entre as crianças e as pessoas – e que todos queremos e podemos aprender e amar a diversidade.

Se todas crianças tiverem a diversidade dentre seus brinquedos, contribuiremos para um mundo de inclusão plena. Afinal, apesar de muitos avanços, ainda vivemos longe dessa evolução. E é responsabilidade nossa, de mães e pais, demonstrar isso de todas as formas. Também no brinquedo, na brincadeira, na vivência conjunta!

Toda criança especial, merece ter brinquedo que se parece com ela mesma <3 E toda criança, merece ter [email protected] especiais!

Toda criança merece ter [email protected], ter acesso a todas atividades e ambientes que fazem parte da infância!

O nome para nosso primeiro par de [email protected] [email protected] LudYx, nasceu do “M” de Marta e o “A” de Alex, acrescidos do “y” e o “x” de LudYx. E, claro, onde chegarem, podem ganhar seu novo nome. A Laura, que ganhou a primeira Molly, já a batizou de Sophie 🙂

Molly, mandando um beijinho…

Axel, num dia de preguiça 🙂

 

Quer uma Molly pra abraçar e brincar? Quer um Axel para abraçar e brincar?

Eles são feitos por aqui com muito carinho… começa pela estamparia das feições (na parceira Tinta no Pano), depois passa pelas mãos da bonequeira, que trabalha com o coração cheio de carinho. Então, para ter a Molly ou o Axel, você precisa encomendar. Por que são especialmente confeccionados para você.

E, se você quiser uma Molly ou um Axel para chamar de seus, confira aqui! Vem celebrar com a gente?

Fotos: Mel Tesche

One thought on “Molly e Axel: toda criança merece ter [email protected] especiais

  1. Pingback: Molly e Axel foram brincar! – LudYx

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *