Umas das lembranças mais bacanas que tenho das datas festivas, como a Páscoa, é que a gente era envolvida nos preparativos. A gente tinha a tarefa de ajudar o coelho.

{Só isso, já era uma festa!}

Mexer com as tintas pra pintar as casquinhas … ah, eu amava! E, claro, não fiz diferente com minha filha. Olha essa foto nossa, ela e eu, lá do ano 2000, ela tinha 4 anos.

Essa semana peguei minhas caixas com decoração de Páscoa e encontrei apenas 1 relíquia, ainda. As outras foram quebrando ao longo dos anos, talvez por ser uma casca mais resistente {deve ser de ganso!}… já tratei de achar embalagem pra manter melhor guardado {sim, sou dessas, que guardo lembranças, 🙂 }


Mas, antes de pintar, a gente precisava TER as casquinhas, né?

Soprar os ovos

Hoje, confesso: ter à mão as casquinhas plásticas brancas, não deixa de ser uma facilidade – principalmente por não quebrarem! Elas talvez também tenham algo de mais higiênico (suponho, mas…) e podem facilmente ser guardadas de um ano para o outro.

Mas observar o ritual de usar as casquinhas era algo meio mágico. Minha mãe, ou minha avó é que faziam isso {eu vi minha mãe fazendo isso esse ano, e nem me lembrei de registrar o momento 🙁 }. Vários meses antes minha avó já começava, pois ela queria ter muitas casquinhas pra encher para os netos.

Para poder usar a casquinha do ovo, ele precisa ser “soprado” – isso permite manter um furinho bem pequeno. Se nunca fizeste, vale a pena experimentar – e mostrar para tua filha, teu filho – mesmo que sejam só alguns. Eles vão achar isso o máximo, e garanto, manterão na memória!

Seguem os passos

  • lavar o ovo
  • secar
  • na ponta mais estreita, fazer um furinho beeem pequeno, tipo 2mm; podes usar o furador de ovos, como na imagem (hahaha, isso existe, sim! aqui a gente usa pra furar o ovo e ele não estourar quando cozinha!) e aumenta com uma pontinha de faca, ou uma agulha mais grossa – se não tiver o furador, podes fazer direto com uma pontinha de faca ou agulha 🙂
  • na ponta mais larga faz um furo também: se a ideia é encher com balinhas ou amendoim, o furo pode ser de algo como 1,5cm; depois, se necessário, pode ser aumentado, mas o furo pequeno mantém a casquinha menos frágil
  • pegue um palito de churrasquinho e atravesse pelos furos: facilita perfurar a membrana e sairá mais fácil, na sequência
  • pronto! agora é só soprar, cuidadosamente, pelo furo pequeno e tanto a gema como a clara sairão todinhas – você pode usar para um omelete!
  • lave a casquinha em água corrente e deixe secar no escorredor de louça, ou sobre uma toalha: não deixe nenhum resíduo dentro da casquinha!!!

As ilustrações demonstram bem!


Pintar os ovinhos

Essa parte eu amava. Desde sempre. Não achei nenhuma foto minha fazendo isso, mas olha aí a Liliana {minha irmã número 2} e a Caroline {a número 4} e o meu cunhado, pintando casquinhas lá pelo ano 1986. 🙂

Ao longo dos anos a gente pintou de muitos jeitos e formas. Mas tem uma “coleção”, que foram as casquinhas de ovos-família, que eu pintei em algum momento: cada membro da família foi transformado num ovo, com suas características 🙂 Nessa árvore de Páscoa, atrás das crianças dá pra ver algumas penduradas {kkkk} – quem sabe cada pessoa aí na tua família faz um auto-retrato?

As crianças: minha filha Kerstin, e os meus sobrinhos Evelyn, Melany e Nikolas, em 2001.

Não precisa ser artista, nem ter muitas coisas por aí pra fazer algo assim com teu filho, tua filha! Os ovinhos podem ser pintados com guache, aquarela, giz de cera, canetinha e até esmalte de unhas! Não importa o que vais usar: importa esse tempinho que vocês farão isso [email protected], na família!! Importa contribuir para a compreensão de que o tempo tem datas especiais, que há significados – e que elas trazem algo a mais para as relações de afeto entre crianças e adultos!!

Mas se precisas de ideias, fiz uma coletânea {simples, fáceis, infantis e artísticos também!}, numa pasta no pinterest, aqui.


E a gente continua curtindo esses momentos. Essa semana minha mãe (71) mandou essa foto do meu pai (81), colorindo as casquinhas – já estão preparando e garantindo a Páscoa das netas e netos!

Não é demais isso?


E é inspirada nessas lembranças e momentos gostosos que nasceu nossa

coleção de Páscoa LudYx: coelhos, e muitos ovinhos para colorir!!!

Com essa coleção de brinquedos para pintar & lavar a gente quer animar mais ainda esse tempo de Páscoa, com criatividade, cores e diversão. Olha aí,  meus sobrinhos, da nova geração 🙂 <3

Quer garantir muitos ovinhos de colorir para teu filho, tua filha? É só clicar, entrar na loja, e escolher!!!

Loja online: brinquedos de Páscoa

2 thoughts on “Ajudante de coelhinho

  1. Márcia Balz says:

    Que doces lembranças! Tão bom compartilhar com a nova geração as delicias da nossa infância. Teu post sobre a caça ao ninho evocou minhas memórias também. Muito obrigada. Desejo que esses “coelhinhos” continuem cada fez mais férteis. Bjim !

  2. Pingback: Cenoura-surpresa: pra fazer com as crianças! – LudYx

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *