O Calendário de Advento, ou Calendário de Natal é uma tradição em minha família. O Adventskalender é muito popular e tradicional na Alemanha, mas seu uso tem se espalhado por todos os cantos.

Aqui em casa temos um que usamos há 20 anos. Desde o primeiro Natal de minha filha isso faz parte – mesmo depois de crescida ela não o dispensa, como contei aqui.

Existem muitos jeitos de fazer o seu próprio Adventskalender: de papel, de tecido, com envelopes, com saquinhos, de madeira, com EVA… basta usar o termo numa busca na internet, e muitas ideias virão. Mas o que quero contar é que este ano criamos o calendário de Natal LudYx \o/ \o/ 🙂 \o/ \o/.

Na forma de um painel com 25 bolsinhos: e uma tag para indicar o dia. Além de significar a espera pelo Natal, pode estimular muita brincadeira:

  • ensinar a criança a trocar a tag para o dia seguinte
  • colocar a cada dia um bilhetinho: com uma tarefa, uma surpresa, uma mensagem;
  • deixar uma surpresa comestível a cada dia: uma bala, um chocolate ou o que a criança puder comer;
  • colocar em cada bolsinho pequenos presentinhos;
  • aproveitar os desenhos impressos nos bolsinhos para contar histórias, lembrar de músicas e cantigas, promover aprendizagens sobre o que está estampado;
  • motivar a criança a fazer um desenho por dia (ou se é maior, escrever algo) e guardar nos bolsinhos!

 

As surpresas podem ser colocadas a cada dia ou colocadas todas no início – no segundo caso, é um interessante exercício de espera para, só no dia certo olhar o que tem!

Se forem mais crianças, os dias de cada uma podem ser alternados, o que estimula o respeito à vez da outra!

E ainda tem o modelo de montar: 25 pecinhas que são fixadas com botões de pressão e, até o Natal, a árvores está montada!

 

Abraço!

2 thoughts on “Uma surpresa a cada dia, até o Natal!

  1. Sandra says:

    Ficaram lindos! Uma forma divertida de transformar o tempo de espera pelo Natal em momento de reflexão sobre o sentido do Natal e de convivência familiar! Beijos!

  2. Pingback: Por um Natal significativo: 4 ideias - LudYx

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *